quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A lógica do amor

A lógica do amor


Existe um episódio em Deep Space Nine em que o capitão Sisko e o engenheiro são presos num planeta em que foi criada uma comunidade. Ninguém consegue sair deste planeta porque existe um aparelho que impede isso. Em dado momento Sisko é condenado a ficar preso numa caixa. Ele vai de livre vontade até a caixa. O engenheiro olha para ele e faz menção de resistir a isso. Sisko dá um olhar para ele dizendo: eu tenho de passar por isso. Está tudo bem.

Esse é o olhar do amor.

A lógica do amor é perfeita porque é a única forma de que todas as pessoas possam um dia serem felizes. Porque é a única coisa que funciona. Porque é a essência do universo. Porque só aumenta. Nunca diminui. Nunca se divide, só se multiplica. Quanto mais se dá mais se tem. A energia do amor é autogerada. Ela própria se multiplica infinitamente. Nunca falta amor para nenhuma criatura no universo. Desde um quark até uma galáxia. Todos recebem além da medida que precisam. Todos recebem uma overdose de amor do Todo.

A questão é deixar esse amor entrar. Aceitar que o Todo ama e deixa-lo agir. Quando se tem medo do amor isso cria resistências e paralisa tudo. O medo de amar é o medo de se entregar ao Todo. Só que esse medo não tem fundamento. O Todo só faz o bem. Indistintamente. Dá oportunidade a todos de crescerem o quanto quiserem. De evoluírem o quanto quiserem.

Quando o Todo assume o controle, quando há uma fusão, é inevitável que a pessoa fará qualquer coisa para ajudar aos demais. Pois, ela não tem mais controle de nada. Por isso Sisko olhou e disse: deixa comigo. Não faça nada. Eu sei o que estou fazendo.

O amor do Todo se espalha sem parar. E pode ser sentido em todo lugar e em toda circunstância. É só prestar atenção que sentirá isso como a coisa mais concreta que existe. Em toda dificuldade existe uma oportunidade de crescimento. Essa oportunidade é o Todo cuidando da pessoa. Permitindo que ela cresça sem parar. Evolua. Expanda sua consciência.

Tudo seria resolvido facilmente se o amor do Todo fosse aceito e praticado. Quando isso não acontece torna-se necessária uma longa redenção pela frente.

Hélio Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores