Translate

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

PNL I



PNL I

Em Neurolinguística sempre se diz que o “mapa não é o território”. Esta é uma grande verdade e este é o problema do ser humano. O mapa é aquilo que a pessoa pensa que é o mundo. É uma construção lógica que pode ter desde alguma aproximação da realidade até não ter nenhuma. É o caso das doenças mentais graves. Quanto mais longe da realidade mais imersa a pessoa está nos próprios pensamentos. O mapa tomou conta de tudo.

A questão é que para transitar no mundo é preciso ter um mínimo de noção do território. Se tivermos grande conhecimento do território o mundo estará em nossas mãos literalmente, caso contrário terá muita dificuldade para viver neste mundo.

A visão de mundo que nós criamos guia nossa passagem na vida. Essa visão de mundo é o mapa construído com tudo aquilo que ouvimos, vimos e experimentamos desde que nascemos. Todas as afirmações que escutamos são gravadas em nós e se não forem analisadas imediatamente passarão a serem nossas crenças, conscientes e inconscientes. O mapa é o conjunto do consciente e inconsciente. Quando a pessoa senta na frente de um entrevistador de emprego ela não  tem noção de todo o comportamento que está tendo, mas cada gesto seu é feito pelo seu inconsciente, quer ela saiba ou não. De qualquer forma o mapa está guiando o comportamento do candidato. O mapa diz que ele deve se comportar de determinada forma, falar de um jeito ou de outro, responder, gesticular, olhar, argumentar, etc.. Isso tudo de forma automática e espontânea. Não há tempo para analisar cada fala ou resposta. O mapa está cuidando de tudo isso. Se o mapa não condiz com a realidade o candidato perde a vaga do emprego.

Quando fazemos dívidas também estamos agindo de acordo com um mapa.

Imagine que um caçador procure a caça com um mapa completamente distinto do território. Quando ele terá algo para comer? Nunca. Por isso é que a primeira coisa que se faz em Neurolinguística é rever o mapa para se adequar ao território.

Todos têm filtros que selecionam quais percepções chegam ao nosso consciente. O resto vai para o inconsciente. É por isso que questionar as nossas crenças, nosso mapa, é fundamental para se ter resultados. Todo empresário que vai a falência tem um mapa fora da realidade do território. Toda pessoa que é empregado e abre uma empresa tem graves problemas em pouco tempo porque está atuando nos negócios com um mapa de empregado. 80% fecham a empresa em menos de um ano.

A avaliação que a pessoa faz da realidade é baseada no mapa interno que tem. É aquilo que ela acredita que a realidade é. Pense numa pessoa que não conhece as regras de transito, mas sabe dirigir. Pega o carro e entra numa contramão. Bate de frente com outro carro. O problema de não conhecer as regras é dela. Ela teria de estudar antes de sair dirigindo. O risco é dela. Isso é válido para tudo que se faz na vida. Sem conhecer suficientemente o território os problemas são inevitáveis. Podemos avaliar se nosso mapa está muito diferente do território pelos resultados que estamos tendo. Isso deve ser feito o tempo todo para se corrigir o rumo que estamos tomando. E ter a humildade de refazer o mapa quando ele se mostra errado.

Toda mulher que sai com o marido dirigindo o carro sabe a dificuldade que é isso. Quando o marido se perde dificilmente ele pede informação. Continuará dando voltas até encontrar o lugar ou chegar numa situação constrangedora. Daí pedirá informação. Hoje com o GPS isso ficou mais raro de acontecer. Só que os atuais sistemas ainda não fornecem o melhor caminho em termos de segurança. O GPS pode te colocar no meio de uma favela caso você não tenha conhecimento da cidade.

Neurologicamente temos severas restrições de percepção da realidade. Qualquer cachorro ouve mais que nós. O mapa extremamente restritivo da realidade física é o maior problema que encontramos para construir um mapa minimamente semelhante ao território. É o que acontece com as várias dimensões da realidade. As dimensões que não percebemos, mas que estão à nossa volta. É preciso muito discernimento para criar um mapa que contenha o território destas dimensões “não materiais”.

Hélio Couto
Vídeos: www.cursosheliocouto.com.br
Site: www.heliocouto.com

Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


ATENÇÃO

Videos editados I

Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores

mecânica quântica (135) crenças (87) prosperidade (49) como criar prosperidade (43) auto-sabotagem (26) consciência (25) centelha divina (24) arquétipos (22) resistência ao crescimento (22) ego (21) canalização (20) dinheiro (19) sistema de crenças (19) crenças que criam prosperidade (17) dívidas (17) co-criador consciente (16) igreja cristã de aton (16) aurora dourada de uma nova era (15) 2012 (14) depois de 2012 (14) realidade última (14) economia (13) mandala do lírio (12) relacionamentos afetivos (12) expansão de consciência (11) experimentos da mecânica quântica (11) iluminação espiritual (11) 21 de dezembro de 2012 (10) a verdade e a liberdade do lírio (10) extraterrestres (10) gerenciamento quântico (10) revolucionário quântico (10) Deus (9) Leitura (9) colapso da função de onda (9) espiritualidade (9) negócios quânticos (9) protocolo de relacionamentos (9) zona de conforto (9) a teoria do caos (8) poder divino criativo (8) somatização (8) O amor do lírio (7) a bioquímica do amor (7) catarse (7) ciência e espiritualidade (7) cérebro reptiliano (7) o equilíbrio de nash (7) transferência de consciência (7) ansiedade (6) preconceitos (6) tabus (6) efeito zenão (5) experimento da fenda dupla (5) líria (5) medo (5) o mestre (5) outras dimensões (5) a evolução do processo da rh (4) eletro-magnetismo (4) fenda dupla (4) magia (4) protocolo (4) vida após a morte (4) agenda reptiliana (3) as chaves de nefertiti (3) as máscaras de Deus (3) atendimento (3) contabilidade cósmica (3) educação (3) energia sexual (3) estado de consciência (3) eu sou (3) manifesto quântico (3) pnl (3) suicídio (3) traumas (3) vácuo quântico (3) yin yang (3) a criança índigo (2) arqueologia secreta (2) causa e efeito (2) depressão (2) nefertiti (2) osho (2) princípio da incerteza (2) mensagem de Líria (1) mensagem do pai (1) realidades paralelas (1)